RECOMENDAÇÕES
Como debater a pauta de costumes com evangélicos - O pastor Henrique Vieira fala / debate / se questiona / é questionado sobre os dilemas entre a esquerda e evangelicos no Brasil. No sempre relevante República do Amanhã.
Esta página é chamada Bonus tracks porque compartilho autores e seus livros e artistas seus álbuns que tenho garimpado ao longo da vida. A lista está aqui do lado esquerdo da página, embaixo da estrela - ou por link. Trato essa série como uma espécie de remédio para ocasiões de aborrecimento e tristeza.
Bonus tracks
Não assisto muitas séries de TV. Poderia falar sobre outras, mas essas são as que eu gosto mais agora.

A prova cabal de que é possível fazer uma "sociologia pública", ou seja, produzir conteúdo sociológico que, além de não ser em formato de explicação, é divertido de assistir. PS. Considerada a melhor série de TV de todos os tempos. Aqui link pro trailer da primeira temporada.

Um espetáculo de ousadia criativa. Uma ideia completamente maluca e improvável que, não apenas "cola", faz sentido como história, não apenas é engraçada pra caramba, mas ainda faz bem para a alma.
Aqui o trailer da primeira temporada.
Os livros listados abaixo do gatinho, assim como as músicas, não estão associados a um gênero específico. São boas leituras, às vezes divertidas, às vezes desesperadoras, mas sempre bem escritas e surpreendentes.

Pedro Nava, memorialista brasileiro
Melhor prosador da língua portuguesa - na minha modesta opinião. Mais.

James Suzman, antropólogo sulafricano
O melhor exemplo que eu conheço de como a antropologia pode ser relevante no debate público sobre economia e a sobrevivência do ser humano . Mais.

Daniyal Mueenuddin, escritor paquistanês
E eis que em um livro, você navega por muitas realidades do paquistão contemporâneo. Mais.

Marilynne Robinson, ensaista estadunidense
Este livro, como muitos, foi publicado no Brasil e desapareceu, porque as livrarias precisam de novidades. É uma joia perfeita. Mais.

Amós Oz, escritor israelense
Na mesma memória, o registro íntimo do relacionamento com a mãe, que tem problemas de saúde mental, e o testemunho do surgimento de Israel. Raramente vemos um livro ao mesmo tempo sóbrio e viceral. Mais.

Elizabeth Strout, escritora estadunidense
A história de um casamento, de tudo o que acontece do lado de fora, no "mundo real", e do lado de entro, nos pensamentos que a gente tem em silêncio. Mais.

Carson McCullers, escritora estadunidense
Esta novela foi traduzida pelo Caio Fernando Abreu. McCullers fazia um imenso esforço físico para escrever, por que teve um derrame ou algo assim ainda jovem. Talvez por isso poucos tenham registrado a dor da existência com mais clareza. Mais.

John Steinbeck, escritor estadunidense
Nunca vi um romance escrito em prosa e ao mesmo tempo tão carregado de poesia - uma poesia sociológica, de pessoas buscando suas histórias. Acompanha uma família de trabalhadores rurais empobrecidos que migra do centro dos EUA para a California. Mais.

Claudia Fonseca, antropóloga estadunidense
O texto acadêmico é diferente do texto jornalístico ou do ensaio, mas mesmo escrevendo como acadêmica Fonseca entrega a melhor obra sobre o brasileiro pobre comum. Resenha.

Gabriel Feltran, antropólogo brasileiro
Na primeira metade do séc. 20, antropólogos eram intelectuais públicos e participavam dos grandes debates da sociedade. Temos no Brasil o Irmãos, um livro antropológico de cabo a rapo e sem uma nota de rodapé. Mais.

Alice Munro, contista canadense
Alice Munro me ajudou a sobreviver o período final de redação da minha tese. Mais.

Isaac Bashevis Singer, ficcionista judeu-polonês
Escreveu sua obra em iídiche, a língua compartilhada pelos judeus do leste da Europa. Suas histórias de ficção registram o mundo judaico desde a Idade Média até o século 20. Mais.

Toni Morrison, escritora americana
Talvez a obra desta autora seja o melhor ponto de partida para se conhecer o mundo, a vida, as rotinas e o cotidiano dos afro(norte)americanos. Mais.





